"O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, saúdam o município de Lisboa e os lisboetas por esta conquista, que não só dignifica a capital portuguesa, como todo o país, e que reflete a forma como o desporto assumiu protagonismo na vida da cidade e dos seus habitantes", ppode ler-se na nota emitida pelo Ministério da Educação.

De acordo com a mesma nota, "Lisboa foi eleita para conceber um ano de atividade física e desporto e fá-lo-á, seguramente, com todo o empenho e dedicação. Mais infraestruturas, mais espaços verdes, mais inclusão, mais eventos, mais atletas, mais pessoas a fazer exercício físico - são muitas as razões que vão elevar o nome da capital portuguesa e de Portugal, já identificado além-fronteiras como um país de mérito desportivo. Disso são exemplos o palmarés de tantos atletas portugueses, as marcas internacionais de seleções e clubes, a prestigiante organização de eventos desportivos que o país protagonizou".

O anúncio de que Lisboa tinha sido eleita Capital Europeia do Desporto 2021 foi feito à agência Lusa pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Duarte Cordeiro, na sequência do anúncio feito pela European Capitals and Cities of Sport Federation (ACES Europe).