A fonte falava depois de uma reunião entra as partes para discutir a situação nas empresas de transporte fluvial.
"Não ficámos satisfeitos com a reunião, porque queremos a frota operacional, mas mais aliviados. O secretário de Estado informou que está a ser preparado um plano, que está em estado avançado, para a renovação da frota", disse à Lusa Carlos Costa, da Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
As organizações sindicais e as comissões de utentes reuniram-se hoje com o secretário de Estado do Ambiente, num encontro em que também marcou presença a administração da Transtejo e Soflusa, responsáveis pelas ligações fluviais no rio Tejo.
Carlos Costa referiu que a renovação da frota será um processo que "vai levar o seu tempo", mas defendeu a importância de serem incluídas verbas já no próximo Orçamento do Estado.
"O secretário de Estado compreendeu a aflição das tripulações que ficam em terra sem meios para trabalhar. Foram as reduções dos horários, as supressões de carreiras e a situação em que a frota se encontra, que motivaram esta reunião, pois, no caso da ligação do Barreiro com Lisboa, corre o risco de ficar com apenas quatro navios", frisou.
O sindicalista explicou que a verba de 10 milhões para a manutenção anunciada pelo Governo tem estado a ser aplicada e lamentou o estado a que se deixou chegar as frotas das duas empresas, apontando o dedo a decisões de anteriores administrações.
A Transtejo é a empresa responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com Lisboa, enquanto a Soflusa faz a ligação entre o Barreiro e a capital.
A Lusa tentou obter mais pormenores junto do Ministério do Ambiente, mas não foi possível até ao momento.
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