O encontro acontece no Departamento de Estado às 10:00 da manhã (14:00 em Lisboa) e não foi anunciada a agenda do encontro.

Esta não é a primeira vez que os dois responsáveis conversam desde que Guterres foi eleito: a 16 de outubro, três dias depois de a Assembleia Geral nomear o português por aclamação, os dois homens falaram ao telefone.

"Acabo de falar com António Guterres, Ele será um excecional secretário-geral da ONU e os Estados Unidos estão desejosos de trabalhar estreitamente com ele", disse Kerry numa mensagem publicada na sua conta da rede social Twitter.

António Guterres presta juramento sobre a Carta das Nações Unidas numa cerimónia pública em Nova Iorque a 12 de dezembro.

O juramento acontece às 10:00 da manhã (14:00 em Lisboa) na sala da Assembleia Geral da organização e perante representantes dos 193 estados membros, confirmaram fontes diplomáticas à Lusa.

Ainda está por definir que representantes do estado português estarão presentes na cerimónia.

Antes do juramento do antigo primeiro-ministro, será feita uma cerimónia de homenagem ao sul-coreano Ban Ki-moon, que termina um período de dez anos na liderança da organização.

O mandato de cinco anos de António Guterres como Secretário-geral começa a 1 de janeiro. Esta será a única cerimónia a marcar o seu início.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.