A notícia foi avançada pelo Jornal Expresso, que teve acesso à listagem publicada na Deep Web. Adianta o jornal que há clientes de várias nacionalidades e que foram publicados nomes, moradas e números de telefone, num total de 115 mil clientes visados.

A TAP foi alvo de um ataque informático no passado dia 25 de agosto, tendo garantido à data que "os mecanismos de segurança da TAP foram prontamente acionados e os acessos indevidos bloqueados".

Na altura, a companhia aérea assegurou de que a integridade operacional estava garantida, não havendo "qualquer risco para a segurança de voo". Mais acrescentava que "não foi apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de Clientes".

Agora, a companhia assume ao semanário que "embora tenha sido possível conter a intrusão numa fase inicial, os atacantes conseguiram obter informações limitadas, em particular determinados dados pessoais de alguns dos nossos clientes.”

Reitera, todavia, que “neste momento, não há qualquer indício de que informações sensíveis, em particular, dados de pagamento, tenham sido extraídos".

A TAP está a entrar em contacto com os clientes para os informar sobre o sucedido e "as autoridades competentes foram já informadas acerca deste evento".