Felipe VI dirigiu-se à herdeira da Coroa para lhe recordar que a “obrigação” de servir Espanha e os espanhóis deve ser “o maior orgulho e a máxima honra” que possa alcançar e pedir-lhe que atue sempre “com o ânimo de esperança, com coragem e com valentia; crescendo em responsabilidade, em bondade e em exemplaridade”.

O rei disse ainda que a princesa herdeira deverá ser “dia a dia uma referência de serviço” para o país e um mundo onde “inevitavelmente” encontrará “desencontros e incertezas”.

Na sua intervenção, o primeiro discurso que pronunciou enquanto futuras rainha, a princesa Leonor afirmou que a sua condição de herdeira a “compromete com a entrega e o esforço de servir Espanha e os espanhóis”, um desafio que assume com “responsabilidade” e “muita honra”.

Leonor de Bourbon interveio pela primeira vez na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa de Astúrias no Teatro Campoamor de Oviedo, juntamente com os reis e sua irmã, a infanta Sofia, num momento que considerou “inolvidável”.

“Hoje é um dia muito importante na minha vida e que aguardei com muito desejo”, afirmou a princesa, que pronunciou a sua primeira alocução com 13 anos, a mesma idade com que se estreou o seu pai, Filipe VI, em 1981, no mesmo local.

No exterior do Teatro, cerca de 500 pessoas, segundo a agência noticiosa Efe, concentraram-se na praça de La Escandalera de Oviedo para rejeitar os Prémios Princesa de Astúrias 2019, um protesto acompanhado por bandeiras e cartazes favoráveis à República e críticas às autoridades e galardoados.

“República Asturiana. Lutando pela soberania” foram algumas das frases inscritas nos cartazes, e enquanto erguiam bandeiras republicanas e independentistas. A poucos metros, outro grupo elogiava a monarquia, com as bandeiras de Espanha.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.