“Por deliberação do Conselho de Administração, as visitas a doentes internados no Hospital de Aveiro estão interditas a partir de amanhã [sábado], 14 de março, e até indicação em contrário”, refere uma nota daquela entidade enviada à comunicação social.

A administração do CHBV esclarece que o Serviço de Obstetrícia é “exceção única”.

Aquele centro hospitalar refere ainda que os utentes apenas deverão deslocar-se aos hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja para realizar colheitas para análises se tiverem consulta marcada no espaço de uma semana.

“Esta regra não se aplica a doentes oncológicos em tratamento de quimioterapia, que mantêm as suas colheitas normais”, adianta a mesma entidade.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (34), ao passar de 78 para 112, dos quais 107 estão internados.

O boletim epidemiológico assinala também que, desde o início da epidemia, a DGS registou 1.308 casos suspeitos (mais de o dobro em relação a quinta-feira) e mantém 5.674 contactos em vigilância.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19.

Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.