O líder parlamentar, Luís Montenegro, que já não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos previsto nos estatutos do PSD, tinha anunciado hoje de manhã a marcação de eleições para a direção da bancada para 19 de julho.
Hugo Alexandre Lopes Soares, 34 anos, é vice-presidente da bancada desde outubro de 2013.
Advogado, Hugo Soares foi eleito deputado por Braga pela primeira vez em 2011.
Na atual legislatura integrou, como coordenador do PSD, a Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco.
No âmbito desta comissão, Hugo Soares entrou em polémica com o presidente da Assembleia da República e chegou a acusar Ferro Rodrigues de colocar em causa "o regular funcionamento do parlamento" ao rejeitar o alargamento do objeto da comissão.
O atual 'vice' da bancada social-democrata destacou-se quando, no final de 2013, ainda líder da JSD, foi o primeiro subscritor de um referendo com duas perguntas, uma sobre coadoção e outra sobre adoção de crianças por casais do mesmo sexto, que foi aprovado no parlamento com os votos do PSD e a abstenção do CDS-PP, mas que depois foi declarada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional, em fevereiro de 2014.
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, justificou a marcação de eleições para a direção da bancada, para já com a necessidade de a próxima direção desta preparar o arranque dos trabalhos em setembro.
"Não há nenhuma antecipação, o mandato desta direção termina com o final desta sessão legislativa, bem sei que ainda há uns dias programados em setembro, mas toda a gente sabe que a transposição das sessões se faz entre julho e setembro", afirmou Luís Montenegro aos jornalistas, no final da reunião do grupo parlamentar onde fez o anúncio.
Luís Montenegro salientou que a escolha desta data "é única e exclusivamente" da sua responsabilidade.
Hoje, durante a tarde foram visíveis as movimentações no corredor social-democrata no parlamento, com muitos dos atuais vice-presidentes a entrarem e saírem da sala do grupo parlamentar, onde também esteve o presidente do partido, Pedro Passos Coelho.
Na reunião da bancada de hoje de manhã, que decorreu como sempre à porta fechada, o presidente do PSD frisou já ter trabalhado com dois presidentes da bancada, referindo-se a Miguel Macedo e Luís Montenegro.
Dizendo que não se envolverá neste processo, Passos Coelho remeteu a responsabilidade da escolha do líder parlamentar do PSD para os deputados e assegurou que "a direção trabalhará com que for o escolhido".
Luís Montenegro exerce funções de líder parlamentar do PSD desde junho de 2011, quando foi eleito com 86% dos votos, tendo sido sucessivamente reeleito em outubro de 2013, com 87% dos votos, e em novembro de 2015 com quase 98% dos votos, sempre sem oposição.
A atual direção da bancada do PSD tem, no total, 11 vice-presidentes: Hugo Soares, Carlos Abreu Amorim, Miguel Santos, Amadeu Albergaria, Adão Silva, Luís Leite Ramos, Miguel Morgado, Berta Cabral, António Leitão Amaro, Sérgio Azevedo e Nuno Serra.
Comentários