Segundo um responsável dos bombeiros da cidade, Daniel Nigro, o fogo, de causas ainda desconhecidas, começou num apartamento do piso 50 da Torre Trump e provocou ferimentos graves ao seu único ocupante, um homem de 67 anos, que morreu pouco depois num hospital da cidade.

Daniel Nigro adiantou que dois bombeiros sofreram queimaduras e outros dois têm lesões que não especificou, mas que em nenhum dos casos há risco de vida.

A Torre Trump está situada na 5.ª Avenida, em Nova Iorque, próximo do Central Park. Era aqui a residência e os escritórios do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, antes de chegar à Casa Branca, em janeiro de 2017.

créditos: EPA/ALBA VIGARAY

De acordo com Daniel Nigro, citado pela agência Efe, nenhum dos elementos da família de Donald Trump estava no edifício quando eclodiu o incêndio, sendo que nos pisos onde o Presidente norte-americano tem a sua residência privada e os seus escritórios não houve registo de danos.

Ainda assim, assinalou aquele responsável dos bombeiros, havia fumo considerável em algumas partes do edifício.

O incêndio deflagrou pelas 18:00 locais (23:00 em Lisboa), tendo Donald Trump escrito depois na rede social Twitter que foi controlado.

Na mesma mensagem, Donald Trump acrescentou que a zona afetada foi "muito reduzida" e que os bombeiros fizeram "um grande trabalho".

O edifício não teve de ser evacuado, mas no seu combate participaram cerca de 200 bombeiros.