Os 15 vencedores da edição de 2022 da Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC) foram revelados este sábado, dia 3 de dezembro, numa gala que teve lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Esta iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e da Vice-Presidente do IPDJ, Selene Martinho.
Numa cerimónia conduzida por Beatriz Tavares, apresentadora do programa da RTP2 “Scroll”, os galardoados subiram ao palco para receber um prémio no valor de 1.000 euros. Terão também direito a uma entrevista publicada na plataforma do Gerador, 50% de desconto num curso à escolha da Academia Gerador durante um ano, uma assinatura como Sócio Gerador e um Cartão Jovem.
Dany Marques Ferreira venceu a categoria Arte Digital, com a obra “Plasticine”, e na Arte Urbana a galardoada foi Giulia Yoshimura Pestana, com o trabalho “Ruderal”. Pedro Lobo, com “Kinky Ceramics”, foi o vencedor na área da Cerâmica, tal como Mariana Guerreiro Ferreira (“Lessons in the Kitchen”) na categoria Cinema. O prémio para Dança foi atribuído a Katarina Lanier (“Call Me Three Times”) e na Escultura, a vencedora foi Mab.ko, com a obra “Totem”.
Na área da Fotografia, ganhou Guilherme Proença, com “Estudos sobre propriedade”, e na Gastronomia, o vencedor foi Simão Jarro, com o trabalho “Atum na chapa acompanhado de um puré de batata-doce, cebolinhas caramelizadas e finalizado com um jus de cebola”. Miguel Valente, com “se calhar alguém já falou disto”, Clara Leitão, com “Lobacobra”, e Catarina Lobo Vasconcelos Letria, com “Toca-e-foge”, foram os galardoados nas categorias Humor, Ilustração e Literatura respetivamente.
Carolina Duran, Leonardo Moura e Mafalda Fidalgo (“INTRA”) venceram a categoria Moda, assim como Jónatas TOTA Pereira e EU.CLIDES (“esquissofrénico”) na Música. Na área da Pintura, o prémio foi atribuído a Inês Nêves, com o trabalho “Ferida que dói e Ferida que não se sente”, e no Teatro a vencedora foi a Naiana Soares Padial, com a obra “As vidas miúdas e outras insignificâncias”.
O evento encerra com um concerto do músico Filipe Sambado, a decorrer a partir das 21h00 no Fórum Municipal Romeu Correia.
Nos últimos três dias, mais de 100 jovens artistas tiveram as suas obras em exposição no Fórum Municipal Romeu Correia e no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, em Almada. A MNJC contou ainda com masterclasses, visitas guiadas temáticas, apresentações, performances e concertos.
A edição de 2022 da Mostra Nacional de Jovens Criadores foi organizada, pela primeira vez, pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Almada.
A MNJC é o mais importante e alargado programa de estímulo à criação por jovens artistas em Portugal desde 1997. Arte Digital, Arte Urbana, Cerâmica, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro são as áreas artísticas abrangidas por esta iniciativa.
A artista plástica Joana Vasconcelos, os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os estilistas António Tenente e Maria Gambina e o compositor Manuel Durão são alguns dos autores que venceram edições anteriores.
Em baixo encontra a lista dos vencedores por categoria, com o nome e uma breve descrição das obras.
Saiba mais pormenores sobre o evento em: https://gerador.eu/mostra-nacional-de-jovens-criadores/
Comentários