Segundo o The Guardian, o governo japonês lançou um concurso nacional apelando a ideias para encorajar o consumo de mais álcool, após uma mudança de atitude entre os jovens que resultou num deslize nas receitas fiscais.

A campanha "Sake Viva!" está a ser dirigida pela Agência Nacional de Impostos (NTA) e pede a adultos entre os 20 e os 39 anos que apresentem propostas para ajudar a revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas — que caíram em desgraça devido a mudanças no estilo de vida durante a pandemia e entre os jovens.

A NTA afirmou que o consumo de álcool no Japão caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano em 1995 para 75 litros em 2020, o que tem implicações ao nível fiscal. Os impostos sobre o álcool representaram 1,7% das receitas fiscais do Japão em 2020, contra 3% em 2011 e 5% em 1980.

O concurso, que decorre até 9 de setembro, pede "novos produtos e designs", bem como formas de promover o consumo doméstico de bebidas alcoólicas. Os participantes são também encorajados a explorar métodos de venda usando o metaverso.

Os finalistas do concurso serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios numa gala em Tóquio, a 10 de novembro — e o fisco garantiu que vai apoiar a comercialização das ideias do vencedor.

Por outro lado, o Ministério da Saúde do Japão disse esperar que a campanha seja também um alerta para que as pessoas se lembrem de beber apenas a "quantidade apropriada de álcool".

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