Sempre que as águas das cheias inundam uma comunidade, os meteorologistas aconselham a população a não nadar através delas devido aos inúmeros perigos potencialmente escondidos sob a superfície.

Mas Johnny Lauder, de 49 anos, ignorou esses avisos após o furacão Ian ter apanhado a sua mãe de 84 anos, uma amputada dupla, dentro da sua casa na Florida, conta o The Guardian.

Enquanto a sua família perdeu aquela casa, outra habitação e os seus carros para o potente furacão de categoria 4, a atitude de Lauder permitem agora que os seus entes queridos façam planos para reconstruírem as suas vidas em conjunto, em vez de realizarem um funeral para a sua matriarca, Karen Lauder.

Karen, que usa uma cadeira de rodas para se deslocar, tinha resolvido enfrentar o corajoso Ian em sua casa, enquanto Johnny se abrigou noutra casa, a alguns quarteirões de distância. Quando a mãe conseguiu alertar para os efeitos do furacão, já tinha água até ao peito.

Quando chegou ao é de Karen, esta estava em hipotermia devido às águas frias das cheias. Por isso, envolveu um conjunto de lençóis secos à sua volta, empilharam mesas umas em cima das outras para lhe dar um local seco para descansar e esperaram assim que a água baixasse.

Um dos filhos de Lauder chegou posteriormente e ajudou a puxar a sua avó para fora de casa, empurrando a cadeira de rodas através da água que agora estava mais baixa do que a cintura, para a casa onde estava o resto da família.

Apesar de grato por ter conseguido salvar a mãe, Johnny Lauder deixa o alerta. "Por favor, dêem ouvidos aos avisos", disse ao Washington Post. "Eu ainda salvaria a minha mãe de novo, mas é definitivamente melhor não andar por aqui".

"Se eu tivesse esperado, ela não estaria aqui", apontou. "E esta é a minha mãe, mas tê-lo-ia feito pela mãe de qualquer pessoa ou por qualquer outra pessoa nessa situação".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.