Alessandro Grando, autarca de Ladispoli, uma localidade de 40.000 habitantes situada a cerca de 50 km a oeste da capital italiana, difundiu o alerta nas redes sociais e pediu à população que permanecesse em casa até que o animal fosse capturado.

"Um leão fugiu do circo", escreveu, indicando que o felino foi visto num curso de água próximo do lugar de onde escapou. "Pedimos que sejam muito cautelosos e evitem qualquer deslocamento até segundo aviso", acrescentou.

Vídeos publicados mais tarde pela imprensa italiana, aparentemente filmados por residentes locais, mostravam um leão adulto a caminhar por ruas escuras e desertas.

Grando enfatizou que não autorizou a presença de um circo com leões em Ladispoli, mas que não conseguiu impedir a sua instalação.

Numa publicação no Facebook por volta das 22h30 locais, mais de cinco horas após a sua primeira mensagem de alerta, o autarca disse que o leão tinha sido "sedado e capturado".

"Agora está nas mãos do pessoal do circo", escreveu, agradecendo aos serviços de emergência e voluntários que ajudaram durante "essas horas de grande preocupação".