Durante uma semana, o “Daily Star” transmitiu em direto, 24 horas por dia, no YouTube um vídeo, no qual aparecia uma alface com uma peruca loira e óculos ao lado da líder conservadora.

A alface com o nome de Lizzy Lettuce (Lizzy Lettuce) custou 69 cêntimos e foi comprada numa das lojas da cadeia de supermercados Tesco.

Junto do vídeo, criado na passada sexta-feira (14), o tabloide colocava a pergunta: “Liz Truss consegue durar mais do que esta alface?”.

“Truss perdeu a competição”, declarou o jornal, que viralizou a imagem do vegetal como uma metáfora do mandato efémero de Liz Truss, que fica para a história como o mais curto de Downing Street.

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia ex-chefe de Estado, Dmitri Medvedev, também não quis ficar de fora da rábula e deixou uma mensagem no Twitter. “Chau, chau Liz Truss. Parabéns à alface”, escreveu o russo.

A governante esteve apenas 45 dias no cargo desde que foi nomeada, em 6 de setembro, pela recém-falecida rainha Isabel II.

Grande parte do seu mandato, Liz Truss tentou reparar a crise económica, que desvalorizou o valor da libra, fez disparar o custo da dívida dos britânicos e forçou o Banco de Inglaterra a intervir de emergência para evitar a falência de vários fundos de pensão.

A brincadeira do jornal surgiu após um artigo da “The Economist” ter comparado o tempo de governação da primeira-ministra com o prazo de uma alface.

“Tire os 10 dias de luto depois da morte da rainha Isabel II e ela terá sete dias no controlo. Essa é a vida útil de uma alface”, dizia o texto publicado na última terça-feira.

No Twitter, o vídeo chegou a ser assistido por cerca de 395 mil pessoas em 24 horas.