Lula da Silva deverá chegar a Portugal na manhã de sexta-feira, 21 de abril, e não deverá participar das celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República. O Observador confirmou a informação junto dos assessores de Lula da Silva.

“A informação que nós recebemos foi que o presidente foi convidado para uma sessão especial para ele, para que ele fale com a Assembleia”, confirmou em conferência de imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília, a secretária de Europa e América do Norte, Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, quando questionada pela Lusa.

“Em principio ele partiria já com destino a Madrid e não participaria da sessão comemorativa do 25 de Abril. Essa é a informação que eu tenho no momento”, acrescentou a diplomata brasileira que estará presente na comitiva de Lula da Silva.

De recordar que estava prevista a chegada de Lula da Silva a Portugal na sexta-feira à noite, com uma vasta agenda que inclui vários encontros com o primeiro-ministro, António Costa, e com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Estava também previsto que discursasse na Assembleia na República, no dia 25 de abril, antes da sessão solene das comemorações.

Em comunicado, a Embaixada do Brasil confirma que "a agenda da visita inclui encontros do presidente Lula com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Luís Santos da Costa; participação do presidente Lula em cerimónia na Assembleia da República, o parlamento português; participação em Fórum Económico Bilateral na cidade de Matosinhos; e entrega do Prémio Camões, juntamente com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ao cantor e compositor Chico
Buarque".

"A visita constituirá oportunidade de retomar a diplomacia presidencial para a região – o presidente Lula também irá a Madrid logo após sua estada em Lisboa — e de relançar a relação bilateral, que teve perfil político mais baixo nos últimos anos", é ainda explicado.

(Notícia atualizada às 21h57)