O confronto entre os dois candidatos divide o país entre a direita radical que apoia o atual governante e as esquerdas lideradas pelo candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

As sondagens apontam para uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, com uma diferença média de cerca de cinco pontos em relação a Bolsonaro.

Tal como na primeira volta, realizada em 02 de outubro, todas as secções eleitorais do Brasil funcionarão das 08:00 às 17:00 de Brasília, capital do país, o que obrigará cidades localizadas em fusos horários diferentes a adequarem o horário de votação.

Em Portugal, estão inscritos mais de 80 mil eleitores, que votarão em Lisboa, Porto e Faro.

Esta manhã, cerca de 7.500 cidadãos brasileiros encontravam-se na Alameda da Universidade em Lisboa a aguardar pela abertura das urnas para poderem votar na segunda volta das presidenciais brasileiras nas 58 mesas de voto instaladas na Faculdade de Direito.

O primeiro eleitor a entrar para o edifício da Faculdade de Direito, Joaquim Maciel, disse à agência Lusa ter chegado ao local da votação às 05:30, seguido por uma multidão que, de forma ordeira, se estende em fila até metade do relvado da Alameda da Universidade.

Sob forte aparato policial, os cerca de 47 mil eleitores inscritos, com uma fila especial para os votantes com mobilidade reduzida, estão a afluir ordeiramente para votar nas eleições que opõem Jair Bolsonaro a Lula da Silva na segunda volta das eleições presidenciais no Brasil.

As autoridades eleitorais do Brasil estimam que 156 milhões de brasileiros reúnam condições para votar.

Lula da Silva venceu a primeira volta das eleições presidenciais brasileiras com 48,4% dos votos, contra 43,2% obtidos por Bolsonaro.

O SAPO24 vai estar a acompanhar esta votação ao minuto ao final do dia de hoje, dando-lhe conta dos resultados e de todas as reações.

Leia também: