Vitor Freitas reagiu às primeiras projeções e lembrou que "estes dados não garantem ainda maioria nem à direita nem à esquerda".

De acordo com a projeção do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, divulgada pelas 19h00 locais (a mesma hora em Lisboa), o PS poderá eleger entre sete e 10 deputados, com uma votação entre 14% e 18%.

Com um semblante tenso e numa primeira reação, sem direito a perguntas, Victor Freitas admitiu que “há, de facto, um cenário possível hoje, esta noite, de maioria absoluta [do PSD], mas também há um cenário de governo sem maioria e isso é fácil de constatar”.

O deputado argumentou que a projeção “tem um intervalo enorme entre os máximos e os mínimos”, com “uma grande distância e, portanto, alargam todos os cenários” possíveis.

Também realçou que “ao contrário do que muitas vozes foram afirmando ao longo das últimas semanas, a abstenção não veio a crescer, antes pelo contrário veio a diminuir, segundo esta projeção”.

O líder parlamentar do PS notou também que se espera "uma longa noite e só ao final da noite vamos ter certezas absolutas".