De acordo com o portal de notícias G1, a ação envolve polícias da esquadra de Vila Isabel, de esquadras especializadas, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Também participam na operação membros da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da polícia militar e soldados das forças armadas, mobilizando um efetivo estimado em mais de mil elementos.
A ação conta também com o apoio de blindados e helicópteros.
Os elementos das forças armadas, assim como em operações anteriores, ficarão responsáveis pelo patrulhamento da zona ao redor da comunidade e em áreas de mata, permitindo o trabalho dos polícias.
A operação acontece após meses de investigações de polícias da UPP, que apanharam em flagrante os traficantes em pontos estratégicos da comunidade. A ação tem como objetivo desarticular o tráfico de drogas na favela.
Um dos principais objetivos dos agentes é a prisão de Leandro Nunes Botelho, o ‘Scooby’, considerado o chefe do tráfico de drogas na região.
Botelho tem ligação direta nas disputas entre traficantes na favela da Rocinha, na região sul do Rio de Janeiro, que chegou a ser ocupada em setembro pelas forças armadas após várias trocas de tiros.
As Forças Armadas deixaram a favela no dia 29 de setembro.
Comentários