O maquinista entrou com uma ação contra a West Japan Railway no início deste ano e pede uma indemnização de 2,2 milhões de ienes (mais de 15 mil euros) pela angústia mental causada por essa experiência, de acordo com o jornal japonês Yomiuri Shimbun.

Em junho de 2020, o condutor tinha de movimentar um comboio vazio para um estacionamento na estação de Okayama (no oeste do Japão), mas enganou-se na plataforma, o que atrasou a troca de maquinista e fez o comboio sair e chegar ao seu destino um minuto depois do planeado, acrescentou o jornal.

Um porta-voz da West Japan Railway confirmou a ação judicial à AFP na quinta-feira, mas não quis comentar, porque "o processo está em curso".

"A razão pela qual isto se tornou uma ação deve-se às diferenças sobre como interpretar" a causa do atraso, disse o porta-voz.

O sistema ferroviário do Japão é conhecido mundialmente pela sua eficiência e pontualidade, com frequência citado como exemplo para outros países.

Em 2017, um operador ferroviário local protagonizou as manchetes internacionais, após emitir um pedido de desculpas pelo "tremendo inconveniente" causado por um comboio que saiu 20 segundos mais cedo.