Inicialmente o aviso laranja, o segundo mais grave, estava ativo para aquelas duas ilhas até às 00:00 de segunda-feira, sendo agora prolongado até às 09:00 locais (mais uma hora em Lisboa) do mesmo dia.
Num comunicado enviado hoje às redações, o IPMA explica que uma superfície frontal fria associada a uma zona depressionária centrada a norte, e com atividade moderada a forte, irá provocar precipitação contínua, que por vezes poderá ser forte no grupo Oriental.
"Assim, mantém-se o nível de alerta laranja, referente a precipitação nas próximas horas para as ilhas de São Miguel e Santa Maria", acrescenta o comunicado, assinado pela meteorologista Patrícia Navarro, da delegação dos Açores do IPMA.
No sábado o IPMA adiantou que "uma superfície frontal com ondulações, com atividade moderada a forte”, estava “praticamente estacionária na região mais a leste do arquipélago, devido ao bloqueio exercido por um centro de altas pressões centrado na Península Ibérica, condicionando o estado do tempo nos grupos central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria) com precipitação contínua e por vezes forte".
Comentários