Loulé

A Câmara de Loulé cancelou o desfile de Carnaval previsto para hoje devido ao mau tempo e vai concentrar as festividades na segunda e na terça-feira, dia alto do evento, anunciou a autarquia.

“Após consulta a várias entidades ligadas à previsão meteorológica, a Câmara Municipal de Loulé decidiu cancelar o primeiro dia do desfile do Carnaval de Loulé 2024, marcado para este domingo, 11 de fevereiro, a partir das 15:00, na Avenida José da Costa Mealha”, informou o município algarvio num comunicado.

A organização considerou que, “mesmo que durante a tarde de hoje o tempo melhore, a chuva prevista para os momentos que antecedem o arranque do desfile poderia pôr em causa toda a logística do corso, em particular os trajes e decorações”, justificou a autarquia do distrito de Faro.

A mesma fonte sublinhou que os materiais utilizados para enfeitar carros alegóricos estão decorados com flores de papel e a chuva poderia causar danos e pôr em causa os restantes dois dias do Carnaval de Loulé.

“É para evitar que a festa fique estragada nos três dias, que os 14 carros alegóricos e 600 figurantes que este ano trazem o tema ‘À descoberta dos ODS’ saem à rua apenas na segunda-feira e terça-feira de Carnaval, este último dia o ponto alto dos festejos”, frisou ainda a autarquia.

O município de Loulé destacou ainda que os bilhetes para hoje vão servir para segunda-feira e terça-feira e pediu a compreensão à população e visitantes para o efeito.

O Carnaval de Loulé é o mais antigo de Portugal e estava previsto sair à rua hoje, segunda e terça-feira, com o tema a centrar-se na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma das bandeiras do município.

O mau tempo e chuva vão marcar hoje a meteorologia no Algarve, estando previstos períodos de aguaceiros em toda a região, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sesimbra

O desfile de Carnaval previsto para hoje em Sesimbra foi cancelado devido ao mau tempo, anunciou a autarquia, após a decisão tomada hoje ao início da manhã pelos vários participantes e a Câmara local.

O corso de palhaços previsto para a próxima segunda-feira, e o desfile de terça-feira, dia de Carnaval, “mantêm-se agendados”.

Os bilhetes de bancada adquiridos para hoje podem ser trocados para terça-feira, “mediante disponibilização de lugares”, na Fan Zone, no largo de Bombaldes, ou pedir a devolução do valor, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Elvas

O desfile de Carnaval previsto para hoje em Elvas, no distrito de Portalegre, foi cancelado devido ao mau tempo, revelou a câmara municipal, após decisão tomada esta manhã.

“A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta manhã com os grupos que integram o corso de Carnaval, tendo sido decidido por todos cancelar o deste domingo, devido às condições meteorológicas”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo município.

Com o cancelamento do corso de hoje, devido à “instabilidade do tempo e previsão de continuidade da chuva durante a tarde”, os grupos foliões do XXVI Carnaval Internacional de Elvas voltam a desfilar no centro histórico da cidade alentejana na próxima terça-feira, disse a autarquia.

A Câmara de Elvas investiu 150 mil euros na edição deste ano do Carnaval, que reúne anualmente milhares de foliões portugueses e espanhóis naquela cidade raiana.

Durante a semana, em respostas enviadas à Lusa através de correio eletrónico, o município indicou que esperava cerca de 3.000 participantes no Carnaval deste ano, com três corsos carnavalescos.

Além de grupos de foliões em representação de associações e freguesias do concelho, participam nesses festejos grupos de comparsas espanhóis e muitas pessoas mascaradas.

Mealhada 

O desfile de Carnaval agendado para hoje na Mealhada, no distrito de Coimbra, foi cancelado devido às condições climatéricas adversas, revelou em comunicado a Câmara Municipal.

Na nota de imprensa, a autarquia assinala manter para segunda-feira à noite o desfile anunciado.

"Amanhã regressamos para o Grande Desfile Noturno, a partir das 21:30, estando certos que o brilho dos fatos das Escolas de Samba iluminará as Ruas da Mealhada", lê-se.

Figueira da Foz

Também a autarquia da Figueira da Foz, no mesmo distrito, optou por adiar o corso carnavalesco agendado para hoje, indicando que a nova data será comunicada brevemente.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.