A Porto Santo Line (PSL) refere que a viagem, com saída do Funchal prevista para as 19:00 e o regresso do Porto Santo às 22:30, foi cancelada “devido às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros”.

A nota adianta que a alteração da passagem “está isenta da respetiva taxa” e que os passageiros afetados se devem dirigir aos balcões da PSL ou entrar em contacto via telefone para remarcar a ligação.

Esta situação atmosférica adversa também está a condicionar o movimento no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo, tendo provocado o cancelamento de oito chegadas e correspondentes partidas. Alguns aviões divergiram para a ilha do Porto Santo e para as Canárias.

A Câmara do Funchal informou que registou desde as 06:00 um total de 24 ocorrências relacionadas com quedas de árvores, pequenas derrocadas e inundações que ocuparam as duas corporações de bombeiros do concelho (Sapadores do Funchal e Voluntários Madeirenses e a Proteção Civil Municipal).

Neste concelho estão encerradas as estradas entre o Terreiro da Luta e a ribeira das Cales e o troço do Caminho dos Pretos entre o Terreiro da Luta e o Curral dos Romeiros.

Estão condicionadas outras seis ligações: as vias entre o Monte e o Poiso, as Romeiras e o Curral das Freiras, o Largo do Miranda e o Curral dos Romeiros, o Caminho dos Pretos (Curral dos Romeiros-Palheiro Ferreiro) e a Estrada das Carreiras (entre o Poiso e o Bar21).

Segundo informação da Direção Regional de Estradas, estão encerradas duas estradas e 12 estão "com o trânsito condicionado, na consequência da intempérie".

A Lusa tentou o contacto com várias entidades regionais, no sentido de prestarem informação sobre ocorrências do mau tempo desta madrugada na região, mas não foram prestados esclarecimentos.

Fonte do Governo Regional, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil, remeteu "o ponto de situação para mais tarde".

A capitania do Porto do Funchal mantém avisos ativos para agitação marítima forte, vento forte e má visibilidade para a orla costeira do arquipélago, enquanto o IPMA estendeu o aviso laranja (o segundo mais grave) de vento para as zonas montanhosas até às 18:00 de hoje e para a costa sul até às 15:00.

[Notícia atualizada às 12h01]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.