Theresa May deverá encontrar-se com Isabel II às 12h30, escreve a BBC. Adianta o The Guardian que a líder conservadora chegou a acordo com o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte  (DUP) para apoiar o seu governo.

O Partido Conservador venceu as eleições desta quinta-feira, 8 de junho, mas perdeu a maioria que tinha no Parlamento.

Segundo o The Guardian, o acordo com o DUP foi alcançado após conversações extensas durante a noite, no rescaldo dos primeiros resultados eleitorais.

Fundado por Ian Paisley, o DUP é o maior partido político sindicalista da Irlanda do Norte, mas um dos partidos mais pequenos da Câmara dos Comuns. Em 2015 tinha 8 lugares, nestas eleições conseguiram alcançar os 10.

Citado pelo jornal britânico, um porta-voz do partido irlandês considerou um futuro com Corbyn no leme do país "intolerável", justificando desta forma o apoio a May. "Enquanto Corbyn for líder do Partido Trabalhista, vamos garantir que temos um primeiro-ministro conservador".

Theresa May convocou eleições antecipadas a 18 de abril, altura em que o Partido Conservador que lidera tinha uma vantagem de quase 20 pontos percentuais face ao principal partido da oposição, liderado por Corbyn.

Com Corbyn a subir nas sondagens, os piores receios de May confirmaram-se esta quinta-feira, 8 de junho. O seu partido perdeu a maioria absoluta que tinha no parlamento, com o povo britânico a negar-lhe o reforço da sua posição enquanto primeira-ministra e como rosto da negociação do Brexit com a União Europeia.

Ainda assim, e uma vez que o seu partido venceu as eleições, caberá a May a primeira tentativa para formar Governo e isso que May irá fazer a Buckingham, vai pedir autorização à rainha Isabel II para iniciar esforços nesse sentido.

Todavia, é de referir que o partido trabalhista de Jeremy Corbyn já anunciou a intenção de vir a formar e liderar um governo minoritário caso os esforços de May sejam em vão.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.