Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado, com mais nebulosidade nas regiões Norte e Centro. Na região Sul, períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde.

Há a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao início da manhã, e no Minho no final do dia (com destaque para o distrito de Braga).

No nordeste transmontano e na Beira Alta existe ainda a possibilidade de formação de gelo ou geada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera descreve uma pequena descida da temperatura mínima, havendo uma ligeira subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

Guarda é o distrito com temperatura mínima mais baixa, a chegar aos 2 graus Celsius, seguida de Bragança, com 3º.

Santarém, Setúbal e Faro são os distritos do continente que atingem hoje as máximas mais elevadas, com 17 graus Celsius.

Para Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre os 16º e os 9º.

No Porto, os termómetros situam-se hoje entre os 15º e os 8º.

Está prevista queda de aguaceiros para todo o arquipélago dos Açores. Na Madeira, o céu encontra-se pouco nublado.

Costa portuguesa sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Toda a costa de Portugal continental está esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.

O distrito de Setúbal vai estar sob aviso até às 09:00 de hoje, os distritos do Porto, Faro, Viana do Castelo, Beja, Aveiro e Braga até às 15:00 e os distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra até às 18:00.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima estão fechadas à navegação 10 barras marítimas: Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e S. Martinho do Porto.

A barra de Viana do Castelo está condicionada.

(Com agência Lusa)