"Em princípio, nós não teremos portugueses naquela região. Contudo, a nossa embaixada, que connosco falou às quatro horas da manhã, transmitiu que continuava a acompanhar todas as informações e em contacto com as autoridades locais", declarou José Luís Carneiro.

O secretário de Estado das Comunidades prestou declarações aos jornalistas sobre este assunto no Santuário de Meritxell, em Andorra, onde se encontra a acompanhar a visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a este principado.

José Luís Carneiro referiu que há "cerca de dois mil portugueses registados na secção consular da embaixada do México" e reiterou: "Em princípio, não teremos portugueses naquela região".

Sismo no México: Embaixador diz que não deverá haver portugueses entre os mortos
Sismo no México: Embaixador diz que não deverá haver portugueses entre os mortos
Ver artigo

O embaixador português no México, Jorge Roza de Oliveira, já tinha afirmado à agência Lusa que "não haverá portugueses entre as vítimas" deste sismo, de magnitude 8,2 na escala de Richter, que atingiu na quinta-feira à noite a costa sul do México.

Contudo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estabeleceu a magnitude em 8,1 e há informação de centros que estão a registar magnitudes de 8,2 e 8,4.

O sismo, que já teve várias réplicas de menor magnitude, derrubou casas no estado de Chiapas e fez edifícios abanar violentamente na Cidade do México, provocando pelo menos 15 mortos.

O Presidente do México, Enrique Peña Neto, advertiu hoje a população para a possibilidade de, nas próximas 24 horas, se registar uma forte réplica.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico ativou um alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.