O balanço foi anunciado na véspera de se iniciar uma nova fase de combate ao coronavírus, com os números a traduzirem um aumento drástico de contágios desde o início da pandemia: só nos últimos 14 dias contabilizou-se um quinto dos 90.664 casos confirmados acumulados.
Isto enquanto as autoridades aguardam os resultados laboratoriais de 788 mortes para determinar se foram ou não causadas pela covid-19.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 370 mil mortos e infetou mais de seis milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (mais de 2,8 milhões, contra mais de 2,1 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 161 mil, contra mais de 178 mil).
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.
Comentários