O presidente interino do Brasil enfrentou uma forte vaia ao declarar oficialmente abertos os Jogos Olímpicos do Rio, nos momentos finais da cerimónia de abertura, no Maracanã. "Depois desse maravilhoso espetáculo, declaro abertos os Jogos da 31ª Olimpíada", declarou Temer no microfone, instantes antes de se fazer ouvir em todo o estádio uma forte vaia. 

No início da cerimónia, às 20h locais, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, foi apresentado pelo sistema de som do estádio do Maracanã. Mas Temer, que também estava presente na cerimónia, sentado do lado esquerdo de Bach, não foi apresentado. À direita do presidente do COI, sentou-se o secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon, que pronunciou algumas palavras de boas-vindas, e uma mensagem em vídeo transmitida nos ecrãs do estádio antes do início da cerimónia.

Temer assumiu o cargo em maio passado, depois de a presidente Dilma Rousseff ter sido destituída de suas funções para a investigação do processo de impeachment. O nível de aprovação do presidente interino entre a população brasileira é de apenas 22%. E Dilma recusou o convite para participar da cerimónia. 

Pouco antes de Temer ser vaiado no Maracanã, durante a cerimónia, o presidente do COI, Thomas Bach, lembrou o momento conturbado vivido pelo país. "Vocês conseguiram organizar este lindo evento num momento difícil para a história do Brasil, sempre acreditámos em vocês", comentou.