“Penso que é útil que os Estados-membros entendam que este trabalho exterior necessita de recursos e é isso que lhes pedimos neste ponto, que tenham recursos para investir no desenvolvimento de projetos e também de parcerias com países de origem e de trânsito para gerir os fluxos migratórios de maneira simultaneamente sustentável e humana”, disse Mogherini.

A Alta-representante para a Política Externa da UE falava à entrada para uma reunião com Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros, no Luxemburgo.

O tema das migrações domina a agenda do Conselho Europeu nos dias 28 e 29 e divide os Estados-membros, nomeadamente no que respeita às regras para acolhimento de refugiados e concessão de asilo.

Líderes de 16 países da UE participaram, no domingo, numa reunião informal convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para debater o tema.

Mogherini salientou que esta reunião serviu para iniciar os preparativos para a cimeira desta semana, reunião da qual espera que saiam “ideias e propostas para reforçar” os esforços desenvolvidos fora da UE.