O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, deu hoje início a uma visita a Israel com uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, salientando estar "orgulhoso" por se encontrar em "Jerusalém, capital de Israel".

Pence disse estar grato por representar Trump e que a decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel “vai criar uma oportunidade de avançar, com boa-fé, com as negociações israelo-palestinianas.

O presidente Donald Trump reconheceu a 6 de dezembro Jerusalém como a capital de Israel e anunciou a transferência da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém, algo que deverá ser formalizado antes do final de 2019.

“Estamos no início de uma nova era para que se retomem novas negociações para que se encontre uma solução pacífica para um conflito de há décadas”, sublinhou o vice-presidente norte-americano, que chegou a Israel depois de deslocações ao Egito e Jordânia.

Na Jordânia, Pence foi “avisado” pelo rei Abdullah que, após a decisão sobre Jerusalém, os Estados Unidos têm agora pela frente de “reconstruir a confiança” na região.

Depois de Washington ter anunciado a decisão, o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, garantiu que não irá reunir-se com qualquer personalidade da administração Trump e cancelou uma reunião com Pence, prevista para meados de dezembro, tendo afirmado que os Estados Unidos “deixaram de ser aceites como mediadores” no conflito israelo-palestiniano.

Abbas, por seu lado, está desde domingo em Bruxelas onde deverá reunir-se hoje com os chefes da diplomacia da União Europeia (UE), aguardando-se que peça aos 28 membros que reconheçam um Estado da Palestina com as fronteiras existentes antes de 1967 e para que avance com um maior envolvimento na mediação do conflito.

Hoje, em Jerusalém, Netanyahu considerou Pence “um grande amigo de Israel” e afirmou que “não existe alternativa à liderança norte-americana” no processo de paz, salientando ainda que quem não estiver preparado para falar de paz com os Estados Unidos, “é porque não a quer”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.