O avião papal aterrou em Portugal às 16:10, momento em que no Santuário de Fátima se ouviram aplausos.
Antes, a grande assembleia de fiéis, que há horas está concentrada no recinto de oração, mantinha-se de olhos postos nos vários ecrãs instalados no espaço, enquanto alguns grupos iam entoando cânticos e vivas ao papa.
A partir do altar do recinto, o animador informou os peregrinos da chegada do papa Francisco a solo português, convidando os presentes a acompanharem o momento através dos ecrãs.
As palmas tornaram-se mais fortes quando o papa surgiu à porta do avião. Nesse momento, a grande multidão aplaudiu ruidosamente.
Nos escassos minutos que antecederam este momento, fiéis entoaram o tradicional “Avé de Fátima” ao mesmo tempo que se ouvia “Viva o papa”, “Viva Francisco”.
Durante a tarde, o ambiente tem sido de animação, com vários grupos de peregrinos a cantarem.
“O ambiente é de festa, estamos contentes. Jesus disse ‘Eu vim para serem felizes’”, disse Fernanda dos Mártires, de 60 anos, de Setúbal, que integrava um grupo de 35 pessoas.
Ao lado, vários jovens, acompanhados de uma guitarra, faziam coro.
“Estamos felizes, é a primeira vez que vemos o papa”, contou Filipa Nascimento, 20 anos, enquanto Filipa Monteiro, de 49 anos, expressava contentamento: “É a alegria do encontro com o papa”.
Do mesmo grupo de Vale de Açor, Almada, de uma associação de recuperação de pessoas com dependências, um jovem acrescentou: “Quem canta, reza duas vezes”.
“Estamos sempre animados, é o papa, é porque os pastorinhos vão ser santos”, referiu Filipa Monteiro.
De Peniche, o grupo de Marisa Constantino, de 42 anos, também não passava despercebido no ambiente de festa no santuário, com música e palmas, que outros peregrinos tentavam acompanhar.
“Estamos felizes porque temos o papa Francisco connosco”, referiu.
O papa vai estar hoje e no sábado em Fátima, para celebrar o Centenário das Aparições de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.
Comentários