"Desde a idade escolar, passando pela população ativa, até aos adultos mais velhos, a campanha “Fique Ativo ao Longo da Vida” vai chegar a todos os portugueses, com estratégias inclusivas que promovam um estilo de vida saudável para todos", disse o ministro.

Tiago Brandão Rodrigues apontou que o compromisso português de promover atividades desportivas e hábitos saudáveis ao longo da vida, no período da iniciativa europeia - 2021-2023 -, será apoiado por uma plataforma tecnológica direcionada para todos os cidadãos, com informação personalizada sobre o nível de atividade física e conselhos práticos de como o aumentar.

"A plataforma permitirá medir o progresso individual de cada utilizador, criando uma política de incentivos, benefícios e mecanismos personalizados para promover um estilo de vida mais saudável", explicou.

O ministro justificou a participação portuguesa referindo-se à importância do desporto e dos hábitos de vida saudáveis para o bem-estar e saúde de todos, adiantando que o caminho para o desenho de estratégias para todos os grupos sociais e etários será feito junto das Universidades.

A campanha HL4A, dinamizada pela Comissão Europeia, foi lançada hoje e terá uma duração de dois anos com o objetivo de promover a ligação entre o desporto e estilos de vida ativos e saudáveis.

A iniciativa é aberta à sociedade civil, autoridades nacionais, locais e regionais e organismos internacionais - todos estão convidados pela Comissão para ajudar a criar e projetar a HL4A.

Os pilares da campanha são a consciencialização para estilos de vida saudáveis, o acesso fácil para todos e a abordagem holística que une a alimentação, saúde, bem-estar e desporto.

O lançamento da campanha HL4A ocorreu em conjunto com a abertura da Semana Europeia do Desporto.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.