Questionada pela agência Lusa sobre o ponto de situação das obras e a reabertura do local, fonte da autarquia disse apenas “que está previsto que o miradouro de Santa Catarina abra durante a próxima semana”.

Por seu turno, a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira (PS), responsável pela gestão do espaço, adiantou à Lusa que o miradouro abrirá entre as 07:00 e as 08:00 e encerrará entre as 23:00 e as 00:00.

A autarca explicou que o horário ainda não está definido, uma vez que tem de ser feita uma gestão com as equipas de higiene urbana, já que a limpeza do espaço e os sanitários serão responsabilidade da junta.

O projeto de requalificação do miradouro do Adamastor, com a introdução de uma vedação à noite, foi apresentado à população em fevereiro, aprovado pelo executivo municipal (liderado pelo PS) em março e as obras só arrancaram em abril.

Na proposta, o presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), acrescentou que a vedação será uma solução “passível de ser transitória, pelo que se define a avaliação pela Câmara num prazo de um ano da conclusão das obras”.

Em julho de 2018, o então vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, anunciou o encerramento do espaço e a sua reabertura com a introdução de uma vedação “para delimitar o miradouro, permitindo que fique em descanso face à carga” que tinha na altura.

O anúncio gerou uma grande onda de contestação, com diversas críticas provenientes de autarcas e munícipes, tendo sido inclusivamente criado um movimento intitulado “Libertem o Adamastor” que está contra a vedação e defende que o espaço deve ser frequentado por todos.

Em sentido contrário, alguns moradores do Bairro de Santa Catarina criaram uma petição favorável às restrições de horário no miradouro, defendendo medidas que possibilitem o descanso daqueles que ali moram.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.