Mohamed Ikbal, que foi vice-presidente da CIL, foi eleito com 64 votos, irá assumir um mandato para os próximos três anos e tomará posse no próximo domingo.

Referindo que o universo de votantes para esta eleição era de cerca de três mil pessoas, o presidente da assembleia de voto justificou a escassa participação com o facto de ter sido apresentada uma única lista e devido aos receios da associados à pandemia da covid-19.

A eleição dos corpos gerentes da Comunidade Islâmica de Lisboa marca o final de 33 anos de liderança do atual presidente, Abdool Vakil.

O ato eleitoral decorreu hoje na Mesquita Central de Lisboa.

De acordo com Osman Ibrahim, atualmente existem em Portugal 50 mil muçulmanos, cerca de sete mil em Lisboa.

A Comunidade Islâmica de Lisboa foi constituída em 1968 por um grupo de universitários muçulmanos, entre eles Abdool Vakil, que, na altura, se encontravam a estudar na capital portuguesa, oriundos das ex-províncias ultramarinas portuguesas.

A primeira solicitação de um terreno, feita à Câmara Municipal de Lisboa para a construção de uma Mesquita, foi em 1966, por uma comissão composta por cinco muçulmanos e cinco católicos, no entanto, só em setembro de 1977 foi cedido um terreno na Avenida José Malhoa.

O lançamento da primeira pedra aconteceu em janeiro de 1979 e a inauguração da primeira fase de construção realizou-se em 29 de março de 1985.

A Mesquita Central de Lisboa é um projeto dos arquitetos António Braga e João Paulo Conceição, e o seu imã é o xeque David Munir.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.