"A Liga Portugal, na pessoa do Presidente, Pedro Proença, lamenta profundamente o desaparecimento de João Aranha, que faleceu, esta quarta-feira, aos 98 anos de idade", lê-se em comunicado divulgado.

"É um dia profundamente triste para todos nós que acordámos com a notícia do falecimento do nosso querido Fundador da Liga Portugal, João Aranha. O legado do nosso primeiro Presidente é enorme e será honrado para sempre. À família, aos amigos e a todos os que tiveram o privilégio de consigo privar e trabalhar, deixo uma palavra de alento nesta hora de dor", disse Pedro Proença.

Como homenagem a João Aranha, "todos os encontros do Futebol Profissional, referentes à quinta jornada da Liga Portugal bwin e Liga Portugal SABSEG, vão contar com um minuto de silêncio antes do apito inicial".

Além de ter desempenhado as funções de jornalista e cronista, João Aranha "foi muito ativo no mundo do desporto, onde deixa um vasto legado", pode ainda ler-se. "Liderou a Associação de Futebol de Lisboa e desempenhou também as funções de Presidente da CUF e Vice-Presidente do Sporting CP, tendo ainda liderado o departamento de Futebol dos leões. O seu nome ficará para sempre na história do Futebol Profissional, uma vez que foi o primeiro Presidente da Liga Portugal, onde desempenhou funções entre 1978 e 1980".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.