Foram excluídas as propostas que "ultrapassaram o valor de 100.000 euros, que não eram tecnicamente exequíveis, que colidiam com projetos ou planos municipais, que ultrapassavam o prazo de três meses de execução e/ou não incidiam sobre o domínio público ou privado municipal".

Em votação vai estar a construção do primeiro patinódromo (pista de patinagem de velocidade) da Zona Centro do País, um parque canino, a requalificação da zona de lançamentos no exterior do Estádio Municipal da Marinha Grande, a cobertura e requalificação do espaço do polidesportivo da Comeira para prática desportiva e conversão do arruamento em espaço verde, e a requalificação da zona de recreio da escola básica das Trutas.

As cinco propostas vão estar em votação a partir das 12:00 de sexta-feira e até às 12:00 de 10 de outubro, sendo possível fazê-lo por SMS.

"Esta modalidade agiliza a votação e pretende incentivar e promover a participação e é gratuito", informa a autarquia.

Permanecem ativas a votação eletrónica no sítio da Internet do Orçamento Participativo, a participação mediada na Câmara Municipal e a efetuada através de depósito do voto em urna nas Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria.

Com o Orçamento Participativo pretende-se que os cidadãos "participem nos desígnios do seu território, através da apresentação de propostas e votação das que pretendem ver concretizadas".

Para o efeito, o Município disponibiliza o montante de 100.000 euros. A proposta ou propostas vencedoras serão convertidas em projetos pelos serviços municipais, com indicação do respetivo orçamento e do prazo previsto para a sua execução e implementadas no ano de 2018.