Um enorme "Bocolo" (botão de rosa) feito por centenas de figuras e organizado pela artista veneziana Elena Tagliapietra para a festa de São Marcos foi uma das iniciativas da festa de São Marcos, em Veneza, que se celebra a 25 de abril, também data das celebrações do Dia da Libertação em Itália.

O santo padroeiro da cidade de Veneza é São Marcos Evangelista e a imagem que compõe uma rosa vermelha pode ser observada do topo da torre do sino de São Marcos.

Itália, festa de São Marcos
epa10590713 A huge 'Bocolo' (rosebud) made by hundreds of figures and organized by the Venetian artist Elena Tagliapietra for the feast of San Marco is seen from the top of the bell tower of San Marco in Venice, Italy, 25 April 2023. The patron saint of the city, San Marco Evangelista, is celebrated on 25 April in Venice. EPA/ANDREA MEROLA

Nesta data, Veneza honra os entes queridos com uma rosa vermelha. Reza a lenda que a tradição foi criada a partir da história de um  arbusto de rosas que começou a crescer perto do túmulo de São Marcos.

No dia 25 de abril, uma rosa é também oferecida às mulheres de Veneza no Dia de São Marcos como um símbolo de amor, a partir de outra das lendas da cidade que envolve a paixão de Maria Partecipazio e Tancredi.