Com o aproximar das festividades da noite de fim de ano, a AMN avançou com conselhos dirigidos a toda a população, nomeadamente não ir a banhos, “devendo igualmente evitar as zonas molhadas e as arribas”.
“Recomenda-se à população em geral que tenham os devidos cuidados na prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como na prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima”, afirmou a entidade responsável pela coordenação das atividades da Marinha.
Neste sentido, é essencial que as pessoas “assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”.
“Na noite de fim de ano lembre-se: Não é preciso entrar no mar para comemorar”, defendeu a AMN.
A última noite do ano vai ser assinalada pelo país com música e fogos de artifício, mas também com trânsito cortado, mau tempo nos Açores, onde o Presidente da República é esperado e temperaturas quentes na Madeira.
Em Lisboa, a entrada de 2020 vai ser feita na Praça do Comércio com concertos dos Xutos e Pontapés e dos Ornatos Violeta, mas o trânsito de acesso àquela zona vai estar cortado a partir das 17:00, e vão ser montados nove pontos de entrada com revista.
No Porto, os eventos “Concerto de Fim de Ano 2019 e Passagem de Ano 2019/2020” já decorrem desde o dia 20, altura em que se iniciaram condicionamentos de trânsito em várias ruas. A partir das 21:00 de hoje e até às 05:00 de 01 de janeiro, a circulação automóvel estará interdita em 24 ruas.
Também em Coimbra, Castelo Branco e Viseu haverá trânsito proibido em várias ruas e avenidas.
A Câmara de Coimbra decidiu manter aberto hoje à noite o parque de estacionamento subterrâneo do Convento São Francisco e permitir o estacionamento na Praça da Canção e na Ínsua dos Bentos.
Em Viseu, a autarquia vai assegurar transportes públicos fora de horas na cidade, período em que o trânsito será cortado em áreas como o Campo de Viriato, palco principal dos festejos da passagem de ano.
A ilha do Corvo, nos Açores, prepara-se para receber o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas as previsões de mau tempo – chuva e ventos fortes – poderão impedir a aterragem do chefe de Estado.
No outro extremo encontra-se a ilha da Madeira, onde são esperadas para hoje temperaturas de 23 graus de dia e de 18 graus à noite.
Comentários