O ex-vice-presidente de Barack Obama encontra-se a viajar naquele estado rural — onde dentro de dois meses começam as convenções do Partido Democrata para determinar quem vai ser o adversário de Donald Trump na disputa pela Casa Branca — num autocarro decorado com as palavras Joe e No Malarkey!, que em português significa algo como "sem rodeios" ou "sem mentiras".  

"Por favor, enviem para os anos 1950 quem teve a ideia deste slogan de campanha", escreveu um eleitor no Twitter.

"No Malarkey", certamente vai convencer os eleitores com menos de 50 anos", comentou outro internauta. 

Biden, de 77 anos, lidera a nível nacional as intenções de voto entre os pré-candidatos democratas. 

Mas em Iowa e New Hampshire, os dois primeiros estados a celebrar as primárias, nos dias 3 e 11 de fevereiro, o veterano político é superado pelo jovem Pete Buttigieg, de 37 anos, que, tal como Biden, segue uma linha mais moderada.

Porém, Biden conta com um amplo apoio entre a classe trabalhadora e eleitores negros. No entanto, as sondagens demonstram que é incapaz de chegar aos jovens eleitores — dos quais precisa se quer ser o escolhido para concorrer à presidência em 2020.

Todavia, esta não é a primeira vez que o ex-vice-presidente vira alvo de piadas por recorrer a referências consideradas antiquadas. 

"Eu nunca ouvi [essa expressão] antes", respondeu uma estudante do ensino secundário ao Politico sobre esse slogan.

Contudo, essas referências também ancoram Biden a um passado às vezes idealizado que poderia atrair alguns eleitores democratas, especialmente em Iowa, onde aqueles com mais de 50 anos poderiam ter um peso decisivo na vitória.

Segundo o democrata, o autocarro no qual viajará durante oito dias recebeu "um bom nome" para vincar uma posição contra o presidente republicano Donald Trump.

"A razão pela qual é chamado No Malarkey é porque o outro [Trump] simplesmente mente", disse Biden no início da campanha em Council Bluffs, no sábado. E acrescentou: "A nossa identidade está em jogo e os nossos filhos estão a ouvir-nos".

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.