A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, assim como toda a costa continental, mas por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da neve vigora a partir das 21:00 de hoje até ao final do dia de sexta-feira nos distritos do litoral, enquanto no interior (Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco) se estende até às 09:00 de sábado.

Aveiro é o único distrito no norte que não tem aviso amarelo para a queda de neve, apenas vigorando idêntico aviso para a agitação marítima, à semelhança do que acontece com o resto da costa continental, com previsão de ondas de oeste/noroeste com três a quatro metros de altura até ao final da manhã de sábado.

A previsão da meteorologia para hoje é de períodos de céu muito nublado em todo o país, tornando-se gradualmente muito nublado de norte para sul a partir da manhã. A partir do meio da tarde, a chuva deverá estar de volta, começando pelo litoral oeste mas estendo-se depois
às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros.

Seis barras encerradas devido à agitação marítima

A agitação marítima faz com que o IPMA tenha igualmente declarado aviso amarelo para as ilhas açorianas do grupo ocidental (Flores e Corvo) até às 08:00 de hoje e para a costa norte da ilha da Madeira até ao final do dia de sábado.

Por causa da agitação marítima seis barras estão encerradas a toda a navegação em Portugal continental e outras quatro estão condicionadas, segundo a Marinha.

Estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto, de acordo com a informação disponível no 'site' da Marinha.

As barras de Viana do Castelo, Vila do Conde, Douro e Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 12 metros (Viana do Castelo e Vila do Conde) e a 15 metros (Douro e Aveiro).

Seis barras marítimas estão hoje fechadas a toda a navegação em Portugal continental e outras quatro condicionadas devido ao estado do mar, segundo a Marinha.

Estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto, de acordo com a informação disponível no 'site' da Marinha.

As barras marítimas de Viana do Castelo, Vila do Conde, Douro e Aveiro estão condicionadas ao comprimento das embarcações.

Toda a costa marítima de Portugal continental vai estar a partir de hoje ao final da tarde com aviso amarelo, o segundo menos grave, devido à forte ondulação.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.