Ouça aqui o quarto episódio

Após a queda da ponte Hintze Ribeiro, que causou a morte a 59 pessoas, procuraram-se explicações e expiações. Encontraram-se alertas antigos. A população local há muito reivindicava novos acessos, mas as propostas de substituição da ponte construída em 1886 andavam perdidas nas gavetas de Lisboa. Olhos que não veem, governo que não sente; longe da vista, longe da ação.

Mas o colapso desta ponte não se deve apenas à velhice que tinha. Nem pode ser só atribuída ao tráfego intenso que a atravessava diariamente. Há mais causas, literalmente escondidas debaixo de água, deitando por terra o mito de que já toda a gente sabia que a ponte podia cair.

A ação da indústria da extração de inertes — os areeiros — naquele troço do Douro é apontada pelos jornalistas que investigaram a vida da ponte como a chave para entender o que aconteceu na noite de 4 de março de 2001.

A exploração sem controlo dos recursos do rio, acreditam, terá conduzido à perda de sustentação do pilar quatro da ponte, o que, conjugando-se com o leito cheio daquela noite, levou ao desabamento da estrutura, arrastando parte do tabuleiro e, consigo, 59 vidas, a bordo de um autocarro e três viaturas ligeiras.

Esta, contudo, é apenas uma teoria, uma hipótese sem provas. Porque essas ficaram escondidas, atrás de interesses obscuros, ameaças, ataques e retaliações aos profissionais que não conseguiram contar toda a verdade sobre a tragédia.

No penúltimo episódio desta série, procuramos respostas nas principais conclusões dos inquéritos e investigações às causas do colapso do pilar quatro da Hintze Ribeiro.

A Ponte é uma série em áudio sobre a destruição da estrutura que ligava Castelo de Paiva a Entre-os-Rios, cruzando o Douro. Entre testemunhos de operacionais, autarcas e jornalistas, reconstituímos as razões por trás do acidente, os dias de sofrimento na margem do rio e as sequelas que perduram neste concelho no topo do distrito de Aveiro. Uma história para escutar ao longo das próximas semanas.


Novos episódios disponíveis todas as semanas no Spotify e Apple Podcasts e em qualquer outra plataforma de podcasts.

A Ponte é uma série produzida pela MadreMedia a partir de uma ideia de Pedro Soares Botelho. Tem direção de Rute Sousa Vasco, edição e supervisão de Inês Alves, acompanhamento técnico de Paulo Rascão e produção executiva de João Dinis. Ajuda à produção de Francisco Sena Santos, Isabel Tavares, João Couraceiro e Margarida Alpuim. Agradecimentos especiais a Emanuel Damas, Miguel Carvalho e Paulo Ramalheira Teixeira.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.