"A proposta de OE para 2017 deve ser melhorada na discussão na especialidade e, por isso, a CGTP vai pedir reuniões aos grupos parlamentares do PS, do PCP, do BE e do PEV, para lhes transmitir as nossas posições e propostas para melhorar o documento", disse à agência Lusa o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, no final de uma reunião da comissão executiva da central.

Segundo Arménio Carlos, a proposta de OE deve evoluir de forma a permitir o descongelamento dos salários e das carreiras da Administração Pública e Setor Empresarial do Estado, assim como o reforço dos seus recursos humanos de modo a assegurar a melhoria dos serviços públicos.

A comissão executiva da Intersindical analisou a proposta de Orçamento do Estado para 2017 e considerou que o documento do Governo "prossegue, ainda que com limitações, a reposição de rendimentos dos trabalhadores e pensionistas".

A CGTP salienta "a atualização, embora insuficiente, das pensões, o reforço da proteção social a crianças até aos 36 meses, ou a gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo".

A Inter refere também a atualização extraordinária das pensões em agosto, que abrangerá 1,7 milhões de reformados, e a melhoria das regras de revisão das pensões estabelecidas em 2006, que beneficiará 2,6 milhões de pensionistas com um aumento.

"No entanto, quer o aumento extraordinário, que acontece depois de anos sem quaisquer atualizações, quer o descongelamento do IAS, são manifestamente escassos face à perda de poder de compra acumulada", diz a central sindical num documento aprovado pela comissão executiva e distribuído em conferência de imprensa.

A Inter lamenta que a eliminação da sobretaxa no IRS vá ser feita de forma faseada e que não sejam introduzidos mais escalões de IRS.

A proposta de OE para o próximo ano foi entregue pelo Governo na sexta-feira na Assembleia da República.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.