Carlos César falava aos jornalistas no final da conferência de líderes parlamentares, na qual, por proposta do PSD, ficou agendado para o próximo dia 29 um debate em plenário sobre as causas e as medidas a tomar para a prevenção e combate aos incêndios florestais.
"O Grupo Parlamentar do PS irá apresentar já na sexta-feira um conjunto de propostas, no âmbito da apreciação em especialidade do Orçamento do Estado para 2018, referente ao tema dos incêndios. São propostas que incidem sobre matérias que exigem uma intervenção mais especializada e detalhada com vista à reparação dos prejuízos causados pelos incêndios, ao ressarcimento de todos os prejudicados e aos aspetos de ordem estrutural face à reforma que urge fazer", declarou o líder parlamentar socialista.
Em relação ao debate potestativo marcado pelo PSD em matéria de incêndios para o próximo dia 29, Carlos César disse não manifestar qualquer oposição, embora tenha observado que esse debate será posterior à votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2018, esta marcada para dia 27.
O debate proposto pelo PSD, segundo Carlos César, será então "uma oportunidade de, no caso da lei do Orçamento do Estado não abranger todos os temas que essa discussão envolve, voltar-se a ela e aprofundar-se o tema".
"Em relação ao PSD, na maior parte dos casos, estamos perante propostas que já decorrem do rumo natural de todo o tratamento que o Governo está a conferir ao tema dos incêndios. Algumas das propostas serão até prejudicadas pela provável aprovação de outras no âmbito da apreciação de especialidade do Orçamento do Estado", referiu.
Apesar destas alegadas circunstâncias em termos de repetição e multiplicação de iniciativas, Carlos César ressalvou que o PS mesmo assim "segue a regra de considerar que é sempre importante discutir e aprofundar a reflexão sobre a forma de melhor servir o país e os portugueses perante a ameaça dos incêndios florestais".
"Por isso, discutir estes temas, aprovar estratégias que reflitam consenso e que se mostrem eficazes é sempre útil para o país e um dever que os deputados têm no âmbito parlamentar. Todas as propostas que venham nesse sentido são importantes", insistiu o presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Perante os jornalistas, no final da conferência de líderes, o presidente do Grupo Parlamentar do PS anunciou também que o conjunto de diplomas da bancada socialista para a reforma do sistema de supervisão financeira em Portugal avançará para debate em plenário já no próximo dia 28.
Carlos César salientou que estes 11 diplomas apresentados pela bancada do PS "resultaram do aproveitamento de recomendações que resultaram de diferentes comissões de inquérito relativas ao sistema bancário.
"Também neste domínio teremos oportunidade de fazer um debate aprofundado no âmbito parlamentar", acrescentou.
Comentários