Num certame onde estiveram presentes 1700 compradores provenientes de mais de 130 países, esta foi uma iniciativa que, segundo comunicado da Oeste CIM, "reforça a aposta nos produtores da Região e na divulgação do seu trabalho além-fronteiras".

Direcionado para a concretização de negócios entre produtores e potenciais clientes, o SISAB, que segundo a sua organização é considerado “o maior encontro anual do setor especializado na exportação de produtos agroalimentares portugueses”, serviu de montra para várias empresas da região do Oeste, concentradas no stand Oeste Portugal.

Uma delas foi a Receituarium, empresa centrada no desenvolvimento e fabrico de produtos pré-cozinhados ultracongelados, refrigerados e de conserva.

Sendo esta a primeira vez que a Receituarium participou no SISAB - que assinalou a sua 24ª edição -, Rita Amador, gerente desta sociedade, considerou que a estreia foi de "imensa" importância estratégica e uma "oportunidade fantástica" para esta pequena empresa de 17 funcionários se dar a conhecer.

Delegando a OesteCIM a cada município a tarefa de escolher uma empresa ou produtor para participar em representação do seu concelho, a Câmara Municipal de Peniche optou pela Receituarium para estar presente no stand da Oeste Portugal.

Tendo como produto de base lulas recheadas - baseadas numa receita caseira que a empresa diz ser pioneira -, a Receituarium tem também uma faceta "de inovação", funcionando como "uma incubadora de ideias", segundo Rita Amador. Foi assim que, diz a gerente, esta casa ganhou um prémio de inovação, o Prémio Intermarché de Produção Nacional, pela produção de almôndegas de cavala.

Foi com o intuito de apresentar novos produtos que a Receituarium se apresentou na Altice Arena. "Nós fomos para o SISAB com umas bolinhas congeladas que vão ser comercializadas, são fritos mas com peixe", disse Rita Amador, acrescentando que estas são recheadas com diferentes tipos de carnes de mar, como "bacalhau, marisco, carapau, sardinha e cavala".

Em "fase de amostragem", a gerente realçou que a participação permitiu "dar o produto a provar in loco" a potenciais clientes de todo mundo, provenientes de países como França, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e, "talvez o mais inesperado", Jordânia. Os diferentes contactos permitiram "fazer o seguimento para uma possível venda", informa Rita Amador, admitindo que agora " temos muito trabalhinho por fazer!"

A gerente quis deixar ainda uma nota de apreço à Câmara de Peniche e à Oeste CIM, dizendo ter "muito a agradecer pelo convite", e notando a atenciosidade dos responsáveis. "Estiveram lá sempre connosco, a apoiar-nos e dar-nos tudo que precisávamos. Foram excelentes", destacou Rita Amador.

No SISAB estiveram presentes o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, assim como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que aproveitou a ocasião para relembrar e homenagear o antigo CEO do Salão Internacional, Carlos Morais. Vários líderes partidários, como Rui Rio, Assunção Cristas e Jerónimo de Sousa, também marcaram presença.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.