O PAN (Pessas-Animais-Natureza) refere em comunicado que "a administração do Porto de Setúbal pretende efetuar dragagens no leito do Estuário da Sado para garantir a entrada de embarcações de grande porte" e que tal "projeto coloca em causa o sistema natural e a fauna local", embora tenha merecido "parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente".

Nesse sentido, o PAN pretende que sejam prestados esclarecimentos por “uma conduta governativa que parece estar a privilegiar ganhos monetários de curto prazo às custas da sustentabilidade ambiental de longo prazo”, estando em causa o “agravamento” da situação dos golfinhos do Estuário do Sado.

Segundo o PAN, o projeto de dragagem do Rio Sado pode colocar “em causa o sistema natural e a fauna local, nomeadamente os golfinhos”, alertando para o facto do parecer positivo da APA se prender com vantagens económicas.

O PSD e o BE também já pediu igualmente a audição do ministro do Ambiente e do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente. O Bloco de Esquerda solicitou esclarecimentos à Ministra do Mar e ao presidente da APA.