Entre os peregrinos, batiam-se palmas e gritava-se "Pai peregrino na esperança", "Pai peregrino da paz", cerca das 17:40.

O helicóptero que transportava o papa Francisco aterrou às 17:45 ao estádio de Fátima, que já tem o seu nome – Papa Francisco.

O líder da Igreja Católica desloca-se agora para o Santuário de Fátima em viatura aberta, o conhecido ‘papamóvel’. Será um percurso de cerca de 4,4 quilómetros.

Quando chegar ao recinto, o pontífice visita a Capelinha das Aparições, onde, à chegada, vai oferecer a terceira Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima. A oferta da Rosa de Ouro vai ser feita logo depois da oração que o papa vai rezar na capelinha.

Após o jantar, às 21:30, Francisco preside à cerimónia da bênção das velas e da recitação do terço na Capelinha das Aparições.

O papa estará hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram em Fátima, o maior templo mariano do país, foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.