Segundo o projeto de resolução aprovado, Marcelo Rebelo de Sousa irá deslocar-se à capital dos Estados Unidos da América, Washington DC, em visita oficial, entre 25 e 28 de junho, e a Moscovo entre 19 e 20 de junho, para acompanhar o segundo jogo da seleção portuguesa no Campeonato Mundial de Futebol de 2018, contra Marrocos.

A deslocação a Washington no final de junho, para um encontro com Donald Trump, na Casa Branca, foi confirmada à agência Lusa no dia 19 de maio por fonte da Presidência da República, que adiantou na altura que, em princípio, "será ir e vir, não será uma visita de Estado".

Antes dessa visita oficial aos Estados Unidos da América no final de junho, o Presidente da República estará em território norte-americano nos dias 10 e 11, com o primeiro-ministro, António Costa, para celebrar o Dia de Portugal junto dos emigrantes portugueses e lusodescendentes em Boston e New Bredford, Massachusetts, e Providence, Rhode Island.

Esta semana, numa conferência sobre as relações luso-americanas, Marcelo Rebelo de Sousa qualificou a presença institucional portuguesa nos Estados Unidos da América em junho como "um ato de diplomacia pública", salientando que, após as comemorações do Dia de Portugal, na costa leste, o primeiro-ministro fará um périplo por várias cidades norte-americanas.

O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição, que estabelece que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem autorização do parlamento.

Frequentemente, as datas das deslocações oficiais que são aprovadas pelos deputados incluem, por segurança, um ou dois dias a mais do que o período efetivo da visita.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber a seleção portuguesa de futebol hoje às 20:00 horas, no edifício do Antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Antes de partir para a Rússia, Portugal vai ainda defrontar a Argélia na quinta-feira, no Estádio da Luz, em jogo com início às 20:15 horas, o último antes da participação no Campeonato do Mundo de 2018.

A equipa portuguesa, campeã europeia em título, integra o Grupo B do Mundial da Rússia e vai estrear-se frente à Espanha, em Sochi, no dia 15 de junho, antes de defrontar Marrocos, em Moscovo, no dia 20, e o Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz, em Saransk, no dia 25 de junho.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.