“Certo é que vivemos um tempo em que a desinformação, sejam notícias falsas, deturpadas, imprecisas ou enganosas, atingiu uma gravidade tal que constitui uma verdadeira ameaça para a democracia”, disse Eduardo Ferro Rodrigues no encerramento da conferência organizada pelas agências Lusa e Efe, em Lisboa.

O presidente da Assembleia da República destacou, ainda, o “total empenho do parlamento numa reflexão profunda” sobre o futuro do jornalismo.

“Permitam-me que reafirme o meu total empenho para que estes 45 anos do 25 de abril sejam marcados por uma reflexão profunda sobre o futuro do jornalismo e a qualidade do espaço público nesta era das redes sociais”, afirmou Ferro Rodrigues.

De acordo com o presidente da Assembleia da República, o parlamento solicitou à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) um estudo sobre a desinformação na comunicação digital, que pretende também a inclusão de “medidas legislativas a tomar”, o qual deverá ser entregue à Assembleia no início de abril.

“A Assembleia da República vai realizar, no próximo mês de abril, uma conferência sobre ‘Comunicação Social na era digital’, que visa promover um debate amplo e alargado, envolvendo várias entidades, sobre as questões que estão associadas a esta temática”, anunciou Ferro Rodrigues.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.