Os deputados Isabel Oneto (PS), Luciano Gomes (PSD) e Isabel de Almeida Rodrigues (PS) conseguiram mais de dois terços dos votos para serem eleitos para as três vagas do Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal.
Num universo de 216 deputados votantes, obtiveram 146 votos a favor, 60 brancos e 10 nulos.
A fasquia de dois terços de aprovações foi também atingida na eleição da vice-presidente da bancada socialista Lara Martinho para o Conselho Superior de Defesa Nacional, tendo a deputada açoriana do PS alcançado 146 votos favoráveis, 66 brancos e quatro nulos.
Para a eleição de dois membros do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP), PS e PSD decidiram repetir os candidatos que já em março não tinham alcançado os dois terços necessários.
E o resultado, hoje, foi sensivelmente idêntico ao da última tentativa: Susana Amador (PS) e Joaquim da Ponte (PSD), para o órgão de fiscalização das "secretas", tiveram 138 votos a favor, 68 brancos e 10 nulos.
Na série de votações de hoje, a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, foi eleita para o Conselho de Administração da Assembleia da República, e o parlamento indicou um conjunto de entidades que vão designar membros para o Conselho Nacional de Saúde.
Este último órgão vai ter seis novos membros provenientes da Associação Acreditar, ADEB (Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares), Associação Nacional AVC, APN (Associação Portuguesa de Neuromusculares), Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão e Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide.
Comentários