Na mensagem enviada ao presidente da Câmara dos Representantes da Assembleia Consultiva do Povo da República da Indonésia, Bambang Soesatyo, Ferro Rodrigues expressa a sua "enorme consternação" pela tragédia ocorrida na ilha de Celebes, na Indonésia, onde um terramoto seguido de tsunami fez 1.407 mortos até ao momento.

"Neste momento particularmente difícil para a Indonésia e para o Povo Indonésio, quero, em meu nome e em nome da Assembleia da República, transmitir a Vossa Excelência a nossa mais profunda solidariedade. O Parlamento Português, solidário com a dor do Povo Indonésio, acompanha com muita preocupação a situação que aí se vive, tendo em consideração que esta tragédia se sucede àquela a que, no passado mês de agosto, se assistiu na Ilha de Lombok", escreve.

O terramoto de magnitude 7,5 e o tsunami que se registou posteriormente atingiram a costa da ilha Celebes, no norte do arquipélago indonésio, na passada sexta-feira.

As autoridades de Jacarta concentram, neste momento, todos os esforços na cidade de Palu (Celebes) na tentativa de encontrar sobreviventes da tragédia.

Segundo o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, mais de 200 mil pessoas, entre as quais milhares de crianças, necessitam de ajuda urgente.

As estimativas oficiais indicam também que 66 mil residências e edifícios ficaram destruídos.