A informação foi transmitida aos jornalistas pelo porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Duarte Pacheco.

As eleições autárquicas estão marcadas para 01 de outubro, pelo que a campanha oficial decorrerá entre 19 e 29 de setembro.

A conferência de líderes decidiu marcar os primeiros plenários da terceira sessão legislativa para 18, 19 e 20 de setembro, entre segunda e quarta-feira, - os dias habituais de plenário são quarta, quinta e sexta-feira - e suspender os plenários da segunda semana oficial de campanha.

De acordo com Duarte Pacheco, esta solução é idêntica à adotada em 2013, na última campanha autárquica.

No entanto, o parlamento não estará encerrado durante esse período, pelo que as comissões poderão reunir-se se tiverem assuntos urgentes a tratar.

Os partidos fixaram igualmente o calendário para depois das férias parlamentares: as comissões poderão começar a reunir-se desde o início de setembro mas a primeira reunião da conferência de líderes ficou marcada para dia 06 e para dia 07 a reunião da Comissão Permanente, órgão que substitui o plenário fora do período efetivo de funcionamento da Assembleia.

De acordo com o regimento da Assembleia da República, a sessão legislativa tem a duração de um ano e inicia-se em 15 de setembro, estando o período normal de funcionamento fixado entre 15 de setembro a 15 de junho, sem prejuízo de o parlamento poder prolongar os seus trabalhos, o que já aconteceu este ano até final de julho.

 (Notícia atualizada às 14h03)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.