Segundo um comunicado dos comunistas, a empresa que detém a ANA (a privatizada Aeroportos de Portugal) terá recuperado, em menos de 10 anos, os três mil milhões pagos pela exploração das infraestruturas aeroportuárias, negociadas por 50 anos com o Governo PSD/CDS-PP.

O Campo de Tiro de Alcochete situa-se maioritariamente no concelho de Benavente, cuja autarquia é liderada por Carlos Pinto Coutinho (CDU - PCP e "Verdes"). Já a Câmara Municipal do Montijo é presidida pelo socialista Nuno Canta.

"O país não pode ficar durante 50 anos sem as receitas aeroportuárias e, no final desse período, ficar também sem o Novo Aeroporto de Lisboa [NAL] (...) Para o PCP, a exigência da recuperação do controlo público da ANA (e também da TAP), cujas receitas suportariam a construção do NAL, pressupõe também que o Estado português enfrente os interesses da multinacional Vinci. É isso que se exige do atual Governo", sublinha o PCP.

Os comunistas apontam como consequência de "mais uma criminosa privatização" o "aumento das taxas e tarifas aeroportuárias", o "desinvestimento significativo na infraestrutura", a "transformação dos aeroportos numa espécie de centros comerciais, em detrimento das condições de segurança" e o "ataque aos direitos dos trabalhadores".

"Portugal precisa de um novo aeroporto internacional. A opção pela sua construção faseada no Campo de Tiro de Alcochete, cujos terrenos são inteiramente públicos e permitem expansão, é aquela que possibilita não só a continuidade da Portela (a coexistir até à conclusão do NAL), como a sua articulação com um projeto de desenvolvimento do país", lê-se no texto do PCP.

Os dirigentes comunistas defendem também a "construção de uma terceira travessia sobre o Tejo entre Lisboa e Barreiro na vertente rodoferroviária", "a introdução da alta velocidade ferroviária" e a "promoção da produção nacional (nos transportes de mercadorias - plataforma logística do Poceirão - e no setor da aviação civil)".

Em 2008, através de estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Campo de Tiro de Alcochete foi eleito como a hipótese como melhor viabilidade para o NAL, em detrimento de Alverca, Montijo, Ota-Monte Real.

Na sessão de assinatura do memorando de entendimento com a ANA sobre expansão da capacidade aeroportuária da capital, que se realizou hoje à tarde, o primeiro-ministro, António Costa, disse que a utilização do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa é a solução de "maior viabilidade", sendo agora necessário "maximizar oportunidades" e os "ganhos" para o desenvolvimento regional.

Antes, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, tinha considerado que a utilização do Montijo como aeroporto complementar à infraestrutura de Lisboa, a partir de 2021, "é uma solução sólida" e "financeiramente comportável para o Estado".

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